Empreender é um desafio que demanda atualizações constantes, e para quem busca desenvolver novas habilidades, a Prefeitura de Curitiba e o Vale do Pinhão oferecem várias possibilidades de qualificação. Entre elas, o Programa Bom Negócio, que oferta cursos presenciais, mas também oferece duas opções de cursos de Educação à Distância (EAD) – Gestão Empresarial e […]
Empreender é um desafio que demanda atualizações constantes, e para quem busca desenvolver novas habilidades, a Prefeitura de Curitiba e o Vale do Pinhão oferecem várias possibilidades de qualificação. Entre elas, o Programa Bom Negócio, que oferta cursos presenciais, mas também oferece duas opções de cursos de Educação à Distância (EAD) – Gestão Empresarial e Tecnologia -, em que, online, o participante avança conforme sua agenda e, ao final, recebe certificado de conclusão.
A possibilidade de aprender a seu tempo caiu como uma luva para a consultora de Comunicação Alcilaine Macedo Alencar, 31 anos, para quem a vontade de estudar é o que não falta.
Bacharel em Comunicação Organizacional, mestre em Mídia e Sociedade e mestranda em Estudos da Língua, sabia que precisaria de conhecimento extra para formatar seu novo negócio, o Ateliê Consultoria, mas não poderia deixar que os horários para um novo curso interferissem nos seus outros compromissos. O curso de Gestão Empresarial do Bom Negócio resolveu esse dilema para ela.
“Geralmente, prefiro fazer cursos presenciais, só consegui esse conhecimento pelo fato de ser oferecido online. Aprendi competências essenciais para a gestão da minha empresa”, contou Alcilaine, que foi uma das finalistas do Prêmio Empreendedora Curitibana na categoria Ideia Empreendedora.
Ela conta que concluiu o curso em uma semana e que os novos conhecimentos deram noções de empreendedorismo, gerenciamento e marketing. “O curso é muito bom, desde a metodologia e abordagens dos professores. Me ajudou a desenvolver tanto o profissional quanto o pessoal”, disse a empreendedora.
Criados em março de 2022, na reformulação do programa, os cursos EAD do Bom Negócio já tiveram 1,2 mil inscritos, que acompanham as aulas ministradas por especialistas nos temas abordados e fazem das ações da Escola de Inovação, gerenciada pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
“Os cursos online não têm barreiras geográficas ou de tempo, uma vez que os alunos podem fazer de qualquer lugar e em qualquer momento. Todo o material do curso fica acessível a partir da inscrição, e aí cabe ao aluno explorar todo o seu potencial”, destaca a coordenadora do programa, Daniela Vitorio del Puente.
Conheça mais sobre cada um dos cursos:
O Programa Bom Negócio tem jornada de ensino à distância desde 2018, quando foi relançado pelo prefeito Rafael Greca. À época, as aulas online eram carga horária complementar as jornadas de capacitação presencial.
Na pandemia, todas as aulas do programa foram transpostas para o modo virtual e, com a retomada pós-pandemia, o Bom Negócio foi reformulado: atualmente conta com sete cursos – cinco presenciais e dois à distância -, todos gratuitos e ministrados com parceiros especialistas.
O Programa Bom Negócio oferta 176 horas de aulas em sete cursos gratuitos, presenciais e online, voltados a quem já empreende ou sonha em abrir o próprio negócio.
Entre os cursos presenciais, estão: Perfil Empreendedor; Estratégias para MPEs; Finanças; Startups; e Marketing e Vendas.
As inscrições estão abertas para o curso Marketing e Vendas, com início em 6 de junho, com 30 horas/aula distribuídas em dez encontros nas quintas e sextas-feiras do mês de junho, das 19h às 22h, no Campus Garcez da Uninter (Rua Luiz Xavier, 103, Centro).
O programa da Prefeitura e do Vale do Pinhão é realizado por meio da Escola de Inovação da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, alinhado ao compromisso da Prefeitura com o zelo pela inovação e pelo empreendedorismo na cidade.
As aulas são realizadas em parceria com instituições como a Viacredi, e as universidades Positivo, Uninter, Unicuritiba, UFPR, FAE, Sebrae-PR, Isae/FGV e Kenzie Academy.