Primeiros coworkings públicos do Brasil, os Worktibas de Curitiba estão com inscrições abertas para 52 novos residentes, entre pessoas físicas, empresas em fase inicial e spin offs, que vão receber apoio do Vale do Pinhão e dar os primeiros passos para um negócio consolidado. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 16 de maio, […]
Primeiros coworkings públicos do Brasil, os Worktibas de Curitiba estão com inscrições abertas para 52 novos residentes, entre pessoas físicas, empresas em fase inicial e spin offs, que vão receber apoio do Vale do Pinhão e dar os primeiros passos para um negócio consolidado.
As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 16 de maio, pelo site da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Podem se inscrever para ser residentes nos Worktibas pessoas físicas (empreendedores) e jurídicas (empresas em estágio inicial ou em processo de spin off) residentes ou sediadas em Curitiba, que desejem desenvolver novos negócios, produtos ou processos inovadores de base tecnológica e de impacto socioambiental.
Além do espaço físico para trabalhar, os Worktibas Boqueirão, Barigui e Engenho da Inovação oferecem capacitações e mentorias para que ideias e projetos em fase inicial se transformem em startups com modelos de negócios consolidados para se inserirem e permanecerem no mercado.
“Mais que um primeiro lar para novos negócios de impacto socioambiental com base tecnológica na cidade, os Worktibas são um berço de startups do Vale do Pinhão, atuando como pré-incubadoras de novos negócios em Curitiba, formatados dentro de um modelo viável para o mercado”, destaca o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.
Os Worktibas foram criados em 2017 pelo prefeito Rafael Greca e fazem parte do programa Cidade das Startups, alinhado ao compromisso da Prefeitura com o zelo pela inovação em Curitiba. O programa é gerenciado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e já atendeu 369 iniciativas.
Os novos residentes poderão ocupar uma das três unidades do Worktiba – ao total são ofertadas 52 vagas, distribuídas nas sedes do Barigui (12 posições), Boqueirão (24) e Engenho da Inovação (16) – por até 12 meses, gratuitamente. Os residentes podem frequentar os três espaços, visto que as vagas não são fixas, mediante agendamento. Nesse período, além de contarem com a estrutura física – pontos de trabalho com wi-fi e espaço para reuniões – também receberão orientação técnica, capacitação profissional e aperfeiçoamento da jornada empresarial, com vistas à ativação econômica e sustentabilidade dos negócios.
“Nosso objetivo é dar o suporte para o nascimento de novas startups, preparando o empreendedor para se consolidar, superando as dificuldades dos primeiros anos. Queremos gerar novas CNPJs, auxiliando os residentes do Worktiba para desenvolver seu modelo de negócio resiliente e já configurada para a viabilidade no mercado”, explica o coordenador técnico de Ambientes de Inovação da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Marlon Alves Cardoso.
Os novos residentes participarão de capacitações do Vale do Pinhão, como as do Programa Bom Negócio que, entre os seus módulos, tem um especificamente para o modelo de negócios de startups; das mentorias ofertadas pela Escola de Inovação e dos demais eventos do ecossistema de inovação curitibano; e de pesquisas de maturidade.
Os interessados em se tornarem residentes dos Worktibas podem se inscrever, gratuitamente, até 16 de maio, pelo site da Agência Curitiba, conforme as normas do edital para a seleção.
A primeira etapa consiste no envio do formulário com informações sobre a proposta de atuação no coworking público de Curitiba. A segunda etapa consiste no envio da documentação prevista no edital. As iniciativas selecionadas serão informadas, por e-mail, da convocação para ocupar seus novos postos.
A Agência Curitiba abre o período de seleção de novos residentes para os Worktibas duas vezes ao ano. A segunda abertura de seleção em 2024 está prevista para julho.
Inscrições para novos residentes dos Worktibas
Inscrições até 16 de maio, pelo site da Agência Curitiba.
Público-alvo: Pessoas físicas (empreendedores) e jurídicas (empresas em estágio inicial ou em processo de spin off) residentes ou sediadas em Curitiba, que desejem desenvolver novos negócios, produtos ou processos inovadores de base tecnológica e de impacto socioambiental.
CLIQUE AQUI e confira o edital completo