Nesta terça-feira (21/5), foi a vez de a Regional Boqueirão receber o Mutirão MEI 2024 da Prefeitura de Curitiba. Este foi o terceiro dia da iniciativa, que atende gratuitamente microempreendedores individuais (MEIs) curitibanos, oferecendo serviços, apoio e informações. A ação aconteceu no ginásio da Rua da Cidadania do Boqueirão durante todo o dia. Equipes dos Espaços […]
Nesta terça-feira (21/5), foi a vez de a Regional Boqueirão receber o Mutirão MEI 2024 da Prefeitura de Curitiba. Este foi o terceiro dia da iniciativa, que atende gratuitamente microempreendedores individuais (MEIs) curitibanos, oferecendo serviços, apoio e informações.
A ação aconteceu no ginásio da Rua da Cidadania do Boqueirão durante todo o dia. Equipes dos Espaços Empreendedor de Curitiba e do Sebrae/PR ofereceram, gratuitamente, serviços e orientações aos MEIs da cidade e àqueles que querem começar um negócio.
“Eu já queria abrir uma conta como pessoa jurídica há algum tempo, mas achava complicado. Vindo aqui foi bem mais fácil, o atendimento foi muito atencioso e resolvi tudo que precisava”, conta o microempreendedor individual Claudio Martins, de 55 anos.
O Mutirão MEI é uma das ações do Vale do Pinhão, realizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, dentro do Programa Curitiba Empreendedora, e pelo Sebrae/PR. Está alinhado ao zelo da Prefeitura pela inovação e empreendedorismo na cidade.
Para os microempreendedores individuais, pode ser necessário declarar imposto de renda como pessoa jurídica e fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). O Mutirão MEI também ajuda nisso. As equipes dos Espaços Empreendedor e do Sebrae/PR oferecem diversas orientações para realizar todo o processo sem erros, de maneira gratuita.
“Eu tinha algumas dúvidas sobre como declarar como pessoa jurídica, e o Mutirão ajudou em tudo. Não imaginava que poderia fazer tudo isso no mesmo lugar e gratuitamente”, relata Claudio Martins.
Outro serviço prestado pelo Mutirão MEI é a orientação para conseguir novos trabalhos. Com as informações das equipes do Sebrae/PR, os microempreendedores individuais souberam como podem vender produtos ou prestar serviços à Prefeitura de Curitiba em estabelecimentos municipais.
A ação também proporcionou o Encontro de Negócios, promovendo conexões entre os empreendedores da região, estimulando futuras parcerias.
Este ano, o Mutirão MEI cresceu e se espalhou pela cidade. Em vez de um dia de ofertas de serviços e orientações aos empreendedores, serão cinco dias em diferentes locais da cidade. A ação também já aconteceu nas Ruas da Cidadania Fazendinha e Santa Felicidade.
O Mutirão MEI 2024 ainda terá mais dois dias de evento: no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, na quinta-feira (23/5), e na Rua da Cidadania Pinheirinho, na próxima terça-feira (28/5). As inscrições podem ser feitas antecipadamente no site do evento.