O segundo dia de programação do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, no Smart City Expo World Congress, em Barcelona (Espanha), foi de encontros e reuniões para apresentar os avanços da cidade em tecnologia e inovação e discutir Inteligência Artificial para melhorar os municípios. Em Barcelona, Greca recomenda 3 ações de smart city de Curitiba a […]
O segundo dia de programação do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, no Smart City Expo World Congress, em Barcelona (Espanha), foi de encontros e reuniões para apresentar os avanços da cidade em tecnologia e inovação e discutir Inteligência Artificial para melhorar os municípios.
Em Barcelona, Greca recomenda 3 ações de smart city de Curitiba a lideranças mundiais
Curitiba é eleita a Comunidade Mais Inteligente do Mundo e, em menos de um ano, vence 7 prêmios internacionaisCuritiba é a
Curitiba é a melhor capital para se viver no Brasil, aponta estudo sobre serviços públicos
Greca foi recebido pela vice-prefeita de Barcelona, Laia Bonet, em um reencontro de boas memórias: há um ano, foi das mãos dela que o prefeito da capital paranaense recebeu seu primeiro troféu de a cidade mais inteligente do mundo.
Ele convidou a vice-prefeita a participar da inauguração da nova praça da cidade, em fase de construção, que homenageia a capital da Catalunha.
“Convidei-a para ir a Curitiba em 2025, encontrar-se com o novo prefeito, Eduardo Pimentel, e eu na futura inauguração da Praça de Barcelona, bairro Vista Alegre”, contou o prefeito.
A nova praça terá um grande mirante com bancos voltados à Serra do Mar e para o skyline da cidade, além de uma estrutura que faz referência ao troféu de Cidade Mais Inteligente do Mundo.
Participaram do encontro o secretário municipal da Inteligência Artificial e presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel; o embaixador do Brasil na Catalunha, Pedro Bório; e o CEO da Fira Barcelona, Ricardo Zapatero.
Passar o bastão
Esta quarta-feira (6/11) também marcou hora de “passar o bastão” do título de Cidade Mais Inteligente do Mundo da Fira Barcelona para a vencedora de 2024, Shenzhen (China), anunciada em cerimônia de premiação durante o Smart City Expo World Congress.
“Na Sala das Bandeiras, participei, com muita alegria, da cerimônia para entregar o prêmio de cidade mais inteligente do mundo a nossa sucessora, a chinesa de Shenzhen. Desejo que tenham a mesma pujança que Curitiba está tendo, recebendo outros reconhecimentos mundiais por seus projetos que, sobretudo, têm na inovação a ferramenta para transformação social dos curitibanos”, disse Greca.
Depois do reconhecimento máximo entregue pela Fira Barcelona em novembro de 2023, em menos de um ano, Curitiba recebeu outras seis premiações globais por iniciativas inovadoras como Cidade Inteligente, Transparência, Governança, Urbanismo, Combate à Fome e Educação.
Entre elas, completou a “trilogia premiada” nas principais avaliações de smart cities do mundo: a Prata no Seoul Smart City Prize e eleita Comunidade Mais Inteligente de 2024 pelo ICF.
Inteligência artificial e as cidades
Vice-presidente de Cidades Inteligentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Greca também se reuniu com prefeitos de outras cidades brasileiras que participam do Smart City Expo World Congress, no estande de Curitiba.
No encontro, foi apresentado à representante da Organização das Nações Unidas (ONU) para Inteligência Artificial, Christina Zang. Ela também é CEO e cofundadora do Instituto Metaverso de Londres e uma das 100 Mulheres do Futuro, na seleção da publicação The Economist.
Para Zang, Rafael Greca apresentou os projetos da Prefeitura que já utilizam a Inteligência Artificial, como o Hipervisor Urbano e a Zeladoria Digital.
O uso da IA para transformar cidades também foi tema central da plenária “IA possibilitando a tomada de decisões urbanas”, em que Curitiba foi representada por Dario Paixão. Ele apresentou ao público como Curitiba aplica e discute os potenciais da Inteligência Artificial (AI) no poder público municipal.
“Curitiba foi a primeira cidade do país a criar uma Secretaria da Inteligência Artificial e também foi pioneira em criar uma Lei da Inteligência Artificial na Administração Pública. Acreditamos que a IA vai contribuir muito para tornar os serviços públicos mais acessíveis, eficientes, transparentes” disse Paixão.
Também destacou que Curitiba tem trocado informações com empresas de tecnologia e outras cidades sobre as possibilidades do uso da IA e que conta com o diálogo com a Secretaria Estadual de Inovação, comandada por Alex Canziani, presente à sessão.
Ele dividiu o palco com a CEO e anfitriã do My Smart Community de Brisbane (Austrália), Zoe Eather; o desenvolvedor de produtos e negócios para cidades e espaços inteligentes na PNY Technologies em Mérignac (França), Youssef Nadiri; o desenvolvedor de negócios globais, cidades e espaços inteligentes da NVIDIA, em San Jose (Estado Unidos), Jumbi Edulbehram; e a gerente de Desenvolvimento, Inovação e Competitividade de Tampere (Finlândia), Tiia Joki.