156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Programas em ação

Programas em ação

Fab Lab de Curitiba terá hackathon de criação de soluções em papelão para emergências públicas

De 1º a 12 de julho, o Fab Lab do Cajuru vai se transformar em um centro de criação de soluções inovadoras para eventos adversos, desastres, situações de emergência e calamidade pública com o uso de um único material: o papelão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por este link. Serão 12 dias em […]

compartilhe
Fab Lab de Curitiba realiza Hackathon de 12 dias que vai criar soluções em papelão para emergências públicas. Foto: Ricardo Marajó/FAS

De 1º a 12 de julho, o Fab Lab do Cajuru vai se transformar em um centro de criação de soluções inovadoras para eventos adversos, desastres, situações de emergência e calamidade pública com o uso de um único material: o papelão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por este link.

Serão 12 dias em que o primeiro laboratório de prototipagem público do Brasil sedia o Hackathon Design para Emergência! – Soluções em papelão para crises, uma maratona de criatividade, tecnologia e inovação que vai reunir estudantes e técnicos das áreas de Design, Engenharias e Projetos para discutirem novas ideias e desenvolverem modelos e protótipos de produtos que auxiliem a sociedade nesses momentos.

“A situação das enchentes no Rio Grande do Sul, as queimadas no Pantanal e os conflitos internacionais recentes mostram que é urgente pensar novas soluções para prevenir, combater e remediar esses momentos de crise. O Fab Lab é o lugar ideal para criar e testar novos produtos que possam ajudar nessas situações”, destaca o gerente do Fab Lab, Cleverson Fuzeti.

Os designs prototipados durante o evento serão encaminhados a quem precisar.

Os participantes do Hackathon vão receber certificado do Prototipa Design, projeto de extensão do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que auxilia jovens a materializar seus projetos

Material versátil

Apesar de aparentemente frágil, o papelão permite diversos usos e pode ser capaz de suportar grandes cargas de peso. Leve, de baixo custo em relação a outros materiais e reciclável, o versátil papelão vai desafiar os participantes do Hackathon a criar.

“Podem ser mobiliários utilizados em casas, por exemplo. Nosso objetivo é criar produtos que auxiliem em um primeiro momento quem precisou deixar sua casa”, diz Fuzeti.

Exemplos de aplicações possíveis não faltam. Em 2010, a empresa espanhola Humanitaria venceu o prêmio Humanitach 2010 com a LeafBed (“cama de folha”), uma cama funcional, fácil de montar e que pode ser usada para situações de acolher desabrigados ou como maca em atendimentos de saúde em crises humanitárias.

O Hackathon Design para Emergência! – Soluções em papelão para crises é realizado pelo Fab Lab Cajuru, em parceria com o Prototipa Design da UFPR e com o Fab Lab Unisinos (@fablabunisinospoa) e tem o apoio da Rede Fab Lab Brasil.

O Fab Lab Cajuru

No espaço de 150m² dentro da Rua da Cidadania do Cajuru estão instalados laboratório de informática, salas para cursos e ambientes para reuniões e videoconferência, além de equipamentos modernos para fabricação digital e prototipagem, como impressoras e scanner 3D, cortadora a laser, router, plotter e fresadora.

Gerenciado pela Fundação de Ação Social (FAS), dentro do programa Liceu de Ofícios Inovação, o Fab Lab tem a parceria do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação curitibano, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O conceito do espaço tem a chancela do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) e do Center for Bits and Atoms do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Serviço – Hackathon Design para Emergência! – Soluções em papelão para crises

Data: de 1º a 12 de julho, das 14h às 18h
Local: Fab Lab do Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150)
Públicoalvo: estudantes e técnicos das áreas de Design, Engenharias e Projetos
Inscrições: gratuitas pelo link do Prototipa Design UFPR
Evento com certificação aos participantes
Mais informações pelo Instagram do Prototipa Design UFPR (@prototipa.design)

NOTÍCIAS RELACIONADAS