156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Eventos

Eventos

Em Taiwan, Curitiba se apresenta ao Oriente e conhece soluções inovadoras do outro lado do mundo

Entre os dias 17 e 21 de março, Curitiba apresentou as soluções que a tornaram reconhecida mundialmente como cidade inteligente (smart city) do outro lado do planeta: o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, esteve em Taiwan, onde participou da 12ª edição do Smart City Summit & Expo (SCSE), um dos maiores […]

compartilhe
Entre os dias 17 e 21/3, o vice-prefeito Paulo Martins esteve em Taiwan, a convite do ICF, onde participou da 12ª edição do Smart City Summit & Expo (SCSE), conheceu ações de empresas e instituições públicas para a sustentabilidade e desenvolvimento das cidades. Também compuseram a missão curitibana o superintendente da SMDEI, Bernardo Santoro, e o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão. Foto: Divulgação

Entre os dias 17 e 21 de março, Curitiba apresentou as soluções que a tornaram reconhecida mundialmente como cidade inteligente (smart city) do outro lado do planeta: o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, esteve em Taiwan, onde participou da 12ª edição do Smart City Summit & Expo (SCSE), um dos maiores eventos sobre cidades inteligentes da Ásia e também conheceu empresas e chefes dos poderes públicos locais para trocarem informações sobre ações de sustentabilidade e desenvolvimento das cidades.

Curitiba firma parceria com ICF para incentivar ações de cidades inteligentes na RMC

Sine móvel estará em mutirões de emprego e em sete bairros de Curitiba

Com a parceria do Senac, Prefeitura forma segunda turma de garçons do an

“Nossa missão em Taiwan foi atender ao convite do ICF e seus parceiros para que contemos aos participantes de um dos maiores eventos de cidades inteligentes do mundo sobre as inovações de Curitiba, assim como reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico. Além disso, estamos verificando produtos e serviços inovadores que outras cidades estão adotando para levarmos ideias para melhorarmos a eficiência dos nossos serviços públicos e a qualidade de vida do curitibano”, afirmou o Paulo Martins.

Além do vice-prefeito, estiveram em Taiwan o superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), Bernardo Santoro, e o presidente Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, a convite do Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF), instituição que elegeu Curitiba como a Comunidade Mais Inteligente de 2024.

Smart City Summit & Expo

No SCSE, um dos maiores eventos de cidades inteligentes da Ásia, realizado no complexo de feiras e convenções Tainex, em Taipei, a comitiva participou da cerimônia de abertura e conversou com o prefeito da cidade de Taoyuan, uma das maiores do país, sobre iniciativas e desenvolvimentos locais e regionais.

A delegação do Paraná, que também incluiu a cidade de Assaí, uma das 7 finalistas do prêmio ICF em 2024, conheceu, no espaço da feira, ações e projetos de inovação de Taiwan.

Destaque para o premiado programa de Digital Twins 5G (Gêmeos Digitais) da cidade de Kaohsiung, que mapeia e integra em uma mesma plataforma multidimensional múltiplos dados e informações sociais e urbanos, facilitando a tomada de decisões da gestão pública sobre o planejamento citadino, similar ao Hipervisor Urbano de Curitiba, também um digital Twin.

Na área de congressos, o vice-prefeito Paulo Martins palestrou sobre as inovações sustentáveis e o desenvolvimento econômico de Curitiba no 3º Fórum de Líderes de Cidades Net Zero.

A agenda foi seguida de um debate com prefeitos e vice-prefeitos do Japão, Ucrânia, Polônia, Israel, Eslováquia, Itália e Taiwan. A capital paranaense foi a única cidade da América Latina representada nesse evento.

Entre as atividades do SCSE, aconteceu a assinatura de um termo de parceria (MoU) entre a SMDEI, a Agência Curitiba com o ICF, com a intenção de desenvolver e ampliar ações e boas práticas de cidades inteligentes e inovação na região metropolitana de Curitiba e, futuramente, em outras cidades do Paraná.

“Esse protocolo de intenções servirá para avançarmos na adoção de metodologias e boas práticas de desenvolvimento econômico, inovação e sustentabilidade para cidades inteligentes com o apoio do renomado Fórum de Comunidades Inteligentes”, disse Santoro.

Visitas técnicas

O vice-prefeito, o superintendente da SMDEI e o presidente da Agência Curitiba também fizeram visitas técnicas nas cidades de Taipei, New Taipei e no condado de Yunlin, três premiadas comunidades inteligentes de Taiwan.

Em Taipei, a comitiva conheceu o Hub de Criatividade e Inovação Songyan e o Parque Tecnológico e Cultural Songshan. Ambos, funcionam em uma antiga fábrica de tabaco como um centro de engajamento cultural, desempenhando um papel fundamental no fomento das economias criativas e de design da cidade, oferecendo experiências únicas e apoiando a reutilização adaptativa sustentável de locais históricos.

Destinação de resíduos

Em New Taipei, visitaram a planta de incineração de resíduos Bali, a maior do país, 18 mil m² e três incineradores, com capacidade de queimar 1.350 toneladas por dia, 60% do lixo da região de New Taipei, com um sistema de controle de poluição.

O processo é feito pelo sistema Smart Waste Management, que inclui tratamento de gases, água e odor, reduzindo ao máximo a necessidade de aterro sanitário. A incineradora é certificada como centro educacional para conscientização da separação e tratamento do lixo.

O grupo também se encontrou com o prefeito de New Taipei, Yu-Ih Hou, que contou como a cidade avançou nas ações de smart city, de inovação e sustentabilidade, beneficiando uma população de 4 milhões de habitantes (o dobro da população de Curitiba). O prefeito anfitrião recebeu do vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, o livro Innovate Curitiba, que conta a história de inovação de Curitiba e apresenta suas empresas.

Agro inteligente e prevenção de desastres

No Condado de Yunlin, região agrícola e petrolífera que reúne 20 cidades e 67 mil habitantes, a delegação foi recebida pela administradora da localidade, a magistrada Li-Shan Chang, por profissionais, professores e alunos das universidades e escolas locais.

As visitas técnicas na região incluíram o sistema agrícola inteligente Tukuyi Cocoa Farm e o Parque Ecológico Zhang Tea, ações sustentáveis que valorizam a cultura local; o programa Aliança Guardiã e o projeto Corredor de Resgate Inteligente 5G, com demonstrações de resposta a desastres, com atendimentos a emergências médicas no quartel general do Corpo de Bombeiros e no Hospital Universitário Nacional de Taiwan.

Na YuTech, Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia de Yunlin, considerada uma das melhores do mundo em aportes à indústria e com 10 mil alunos, a comitiva conheceu o Centro de Talentos para a Tecnologia, Robótica e Semicondutores, vencedor de prêmios pelo desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes, resiliência às mudanças climáticas e utilização de Inteligência Artificial.

Empresas inovadoras

Na empresa UaFloors, referência internacional em pisos de madeira reciclada de alto desempenho, o grupo foi apresentado à política ESG com meta de zero carbono até 2050; também visitaram o Parque Tecnológico de Douliu, onde conheceram a Challenge Bioproducts e a Chappion Biotechnology, empresas de biotecnologia focadas em produtividade agrícola e tratamento enzimático de queimaduras e doenças.

Dario Paixão conta que a agenda da viagem foi bem-sucedida. “Integrar a comitiva internacional do ICF nos proporcionou contato com o que há de melhor em inovação e boas práticas para cidades inteligentes, além do intercâmbio de ideias e contatos com prefeitos, secretários e executivos das cidades e empresas mais inteligentes do mundo. Isso ajuda a reforçar o posicionamento de Curitiba como a Comunidade Mais Inteligente do Mundo e que está pronta para atrair investimentos, empresas e talentos, assim como, internacionalizar produtos, serviços e modelos de negócios curitibanos”, disse.

A delegação do ICF, que incluiu prefeitos, vice-prefeitos, secretários e Executivos de vários países foi organizada pelos parceiros ICF Canadá, ICF Taiwan e pelo Instituto de Pesquisa em Tecnologia Industrial (ITRI) de Taiwan, um dos mais respeitados do mundo no desenvolvimento de microchips e semicondutores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS