Curitiba conquistou, nesta-terça-feira (18/6), o Prêmio Band Cidades Excelentes 2024 – Edição Especial Evolução, etapa estadual, na categoria Governança, Eficiência e Transparência, entre municípios com mais de 100 mil habitantes. Para garantir o título, a capital paranaense superou as cidades finalistas de Londrina e Foz do Iguaçu na evolução dos indicadores, ao longo do ciclo […]
Curitiba conquistou, nesta-terça-feira (18/6), o Prêmio Band Cidades Excelentes 2024 – Edição Especial Evolução, etapa estadual, na categoria Governança, Eficiência e Transparência, entre municípios com mais de 100 mil habitantes. Para garantir o título, a capital paranaense superou as cidades finalistas de Londrina e Foz do Iguaçu na evolução dos indicadores, ao longo do ciclo de gestão 2021/2024.
Esta é a quarta vez que Curitiba vence o prêmio na etapa estadual. Ao receber o prêmio, em cerimônia organizada no auditório do Museu Oscar Museu Oscar Niemeyer (MON), o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou o caráter equitativo e a amplitude do concurso no Paraná e em todo o Brasil.
“O Prêmio Band Cidades Excelentes é um grande prêmio de incentivo para as prefeituras melhorarem (serviços e atendimento) cada dia mais. Lembrando que os indicadores são publicados pelos municípios. Então, o prêmio é um levantamento muito justo e prova ainda que a boa administração, a boa gestão, as boas ideias e a inovação estão em todas as cidades do Paraná, independente do tamanho”, afirmou Pimentel, ao representar o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, na solenidade.
O evento contou com a presença de prefeitos do Paraná, lideranças públicas, dirigentes do Grupo Bandeirantes, do Instituto Áquila e convidados.
O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituo Áquila. O concurso compreende os 5.570 municípios no Brasil e no Paraná aberto a todos os 299 municípios.
A avaliação para escolha dos municípios vencedores ampara-se no ranking do IGM (Índice de Gestão Municipal Aquila), plataforma desenvolvida pelo Instituto. Com seis pilares, a ferramenta de inteligência artificial consolida 72 indicadores a partir de fontes públicas.
Os pilares analisados são Educação, Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Saúde e Bem-estar, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, Sustentabilidade. “Por isso, é uma honra. Todos os anos, nós também utilizamos os critérios, as votações dos anos anteriores (do Prêmio Band Cidades Excelentes), para aperfeiçoar nossa gestão, na priorização dos orçamentos”, destacou ainda Eduardo Pimentel.
“Como outros municípios do Paraná, vencemos algumas etapas estaduais e temos o tricampeonato nacional, com cidades de mais de 500 mil habitantes, nas três edições anteriores do Prêmio Band Cidades Excelentes, quando Curitiba ganhou as três vezes na sua categoria”, complementou o vice-prefeito.
A etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes será realizada no dia 1.º de julho, em Brasília. A cerimônia vai reunir gestores públicos do Brasil para premiação das melhores cidades do país em cada pilar.
Na 4ª edição, o prêmio considera a categoria populacional de cada cidade e será apoiado nos indicadores ao longo do ciclo 2021/2024.
A premiação recebida por Curitiba é justificável com vários exemplos importantes de sucesso da gestão municipal. Em fevereiro de 2024, por exemplo, a cidade paranaense venceu, nos Emirados Árabes Unidos, o Government Excellence Awards (Prêmio Excelência em Governo).
A premiação foi anunciada durante o World Governments Summit (Cúpula Mundial de Governos), em Dubai. Na ocasião, Curitiba venceu na categoria Engajamento Cívico e Empoderamento da Comunidade. O troféu foi recebido pelo embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Sidney Romeiro.
Curitiba foi premiada pelos resultados alcançados com o programa de consulta popular Fala Curitiba. Em sete anos, a participação popular cresceu 462%. Na primeira edição, em 2017, o programa contou com a opinião de 6.574 pessoas. Essa quantia aumentou 5,6 vezes em 2023, com 36.957 participações.