O prefeito Rafael Greca recebeu, neste domingo (3/11) em Barcelona (Espanha), o troféu que referenda Curitiba como uma das 7 comunidades mais inteligentes do mundo. A premiação é realizada anualmente pelo Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes) para reconhecer os esforços de cidades, estados e regiões do planeta que têm comprometimento em […]
O prefeito Rafael Greca recebeu, neste domingo (3/11) em Barcelona (Espanha), o troféu que referenda Curitiba como uma das 7 comunidades mais inteligentes do mundo. A premiação é realizada anualmente pelo Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes) para reconhecer os esforços de cidades, estados e regiões do planeta que têm comprometimento em usar a inovação e as tecnologias digitais para melhorar a vida da população.
Pela 4ª vez consecutiva, Curitiba está entre as 7 comunidades mais inteligentes do mundo
Greca mostra experiências de Curitiba como cidade sustentável, igualitária e inovadora em Barcelona e Roma
Greca recebeu o troféu do prefeito de Binh Duong (cidade do Vietnã vencedora ano passado), ao lado de lideranças das seis demais selecionadas: Assaí (Paraná, Brasil), Coral Gables (Flórida, EUA), Durham e região (Ontario, Canadá), Fredericton (New Brunswick, Canadá), Hilliard (Ohio, EUA) e o Condado de Yunlin (Taiwan).
O co-fundador do ICF, Louis Zacharilla, apresentou as cidades finalistas e ao falar de Curitiba, destacou o programa de audiências públicas Fala Curitiba como exemplo para o mundo de participação popular nas decisões da administração pública.
“Ressalto que Curitiba foi a única cidade das Top7 que colocou a democracia como parâmetro de inovação com o programa de consulta popular e orçamentária conhecida como Fala Curitiba”, afirmou Zacharilla.
O prefeito de Curitiba valorizou a conquista da cidade, que pela quarta vez consecutiva esteve entre as sete finalistas da premiação, mostrando uma evolução ano a ano, com consistência e objetividade.
“A prestigiosa associação norte-americana de Inovação e Sustentabilidade nos escolheu pela quarta vez como finalistas. Recebemos os troféus de cristal de Rocha do Prefeito de Binh Duong, cidade inovadora do Vietnã. Estive mais uma vez ao lado dos prefeitos finalistas, com muito orgulho. Nossos esforços para usar a inovação na transformação social elevaram a cidade a um patamar internacional de reconhecimento dos resultados positivos”, disse Greca.
Feito singular
A premiação é realizada dentro do ICF Global Summit 2024, realizado na capital catalã entre hoje e amanhã (3 e 4/11). Na noite desta segunda-feira (4/11), o ICF realiza a cerimônia que elege, entre o Top 7, a Comunidade Mais Inteligente do Mundo de 2024.
Caso seja a escolhida, Curitiba terá realizado o feito singular de, em menos de um ano, ser eleita a melhor cidade/comunidade inteligente do mundo nas principais premiações em três continentes: das Américas, o título concedido pelo ICF (que tem sede no Canadá); da Europa, com o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo, conferido pela Fira Barcelona em novembro de 2023; e na Ásia, com a Prata no Seoul Smart City Prize, criado pelo governo da capital sul-coreana, Seul.
O Prêmio
A premiação do ICF reconhece, anualmente, ações de governança para prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.
Nos últimos seis anos, a capital paranaense tem figurado entre os destaques do IFC, desde que ingressou, em 2019, pela primeira vez entre as 21 comunidades mais inteligentes do ranking e subiu ao Top 7 em 2021.
Também na segunda-feira, Curitiba e as outras seis finalistas apresentam seus modelos de desenvolvimento econômico, social e cultural na era digital apresentados no ICF Summit.
O ICF
O Intelligent Community Forum é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá, para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.
John Jung, CEO do ICF, salientou que as cidades classificadas no Top7 representam modelos de transformação econômica e social no século XXI.
“Cada uma das sete comunidades exemplificam as melhores práticas em desenvolvimento da força de trabalho, inovação e inclusão digital, oferecendo lições para cidades ao redor do mundo. Eles estão traçando novos caminhos para a prosperidade duradoura para seus cidadãos, empresas e instituições”, enfatizou Jung.
Smart City World Congress
A agenda de compromissos para divulgar Curitiba às autoridades internacionais e potenciais investidores na capital paranaense continua em Barcelona de 5 a 7 de novembro, quando Greca participa do Smart City World Congress, maior encontro mundial das discussões sobre smart cities (cidades inteligentes) da franquia chancelada pela Fira Barcelona.
A Prefeitura de Curitiba terá um estande Smart City World Congress na área de expositores, levando para especialistas do mundo todo as experiências exitosas da cidade, além de convidá-los a participar do Smart City Expo Curitiba 2025, em março do próximo ano.
Também participam dessas agendas o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; e o assessor de Articulação Política da Prefeitura de Curitiba, Lucas Navarro.
Na Itália
O prefeito seguirá para compromissos na Itália. Em Roma, terá reuniões com autoridades brasileiras e italianas e com representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para compartilhar as experiências de Curitiba em segurança alimentar e combate à fome.
A programação no exterior vai até 14 de novembro. Greca estará acompanhado em Roma dos secretários municipais de Segurança Alimentar, Luiz Gusi, e de Finanças, Cristiano Hotz; e do assessor de Articulação Política da Prefeitura de Curitiba, Lucas Navarro.
Durante a viagem oficial, o vice-prefeito Eduardo Pimentel assumirá o cargo de prefeito em exercício. Greca reassume a Prefeitura de Curitiba no dia 15 de novembro.