A VieTech, startup de São José dos Pinhais que oferece kits tecnológicos de robótica para incentivar a criatividade das crianças, foi a grande vencedora da 6ª edição do Rocket 2024. A final foi realizada na tarde desta sexta-feira (21/6), último dia de programação do Connect Week Summit, no Viasoft Experience, com transmissão ao vivo pelo site […]
A VieTech, startup de São José dos Pinhais que oferece kits tecnológicos de robótica para incentivar a criatividade das crianças, foi a grande vencedora da 6ª edição do Rocket 2024.
A final foi realizada na tarde desta sexta-feira (21/6), último dia de programação do Connect Week Summit, no Viasoft Experience, com transmissão ao vivo pelo site do programa.
A vitória da dupla formada pela CEO Carol Zanata e a Social Media Giovanna Eloi foi decidida na votação do público, numa volta por cima da equipe na competição, que chegou à final na repescagem.
“Foi muita ansiedade pelo resultado. Competimos só com equipes boas. Mas entregamos o melhor e contamos com o apoio de uma galera top demais”, disse Giovanna.
Os kits tecnológicos da VieTech integram aprendizado prático, tecnologia avançada e diversão, com projetos “mão na massa”.
A startup está no estágio de MVP validado e tem presença em escolas de até 500 alunos. Como meta, quer estar em pelo menos dez escolas da sua região e até o final de 2025 ampliar para o mercado B2C.
O Rocket é um reality show de empreendedorismo realizado pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), com apoio do Vale do Pinhão, por meio da Prefeitura e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Em segundo lugar ficou a startup curitibana Tico e Tica Sensory, vencedora do Prêmio Empreendedora 2023, do Vale do Pinhão, na categoria Ideia Empreendedora. “Nos reconhecemos como startup há muito pouco tempo, somos um bebê ainda. Então, só de fazer contatos, ganhar projeção, valeu”, disse a fundadora da empresa, Julia Nycolack.
Na grande final, a VieTech venceu as outras finalistas ao somar a maior pontuação na avaliação do júri especializado em empreendedorismo e inovação e da votação do público, feita via internet. A disputa foi sobre o pitch (apresentação rápida) de cada um dos finalistas.
A VieTech classificou-se à etapa decisiva da competição na repescagem e enfrentou na final os vencedores das quatro Órbitas: Teleporting (Agro e Indústria), Vida (Nezti), Gestão (Trading Foods) e Tico e Tica Sensory (Varejo). Além de outras três equipes que deram a volta por cima na repescagem: E.feito Social, Marias S/A (Órbita Vida) e Partuu (Órbita Varejo).
O júri foi formado pelo presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário municipal de Inteligência Artificial, Dario Paixão; o vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Vidal Martins; o coordenador do projeto Startup do Sebrae/PR, Rafael Tortato; o CEO da Viasoft e idealizador do Connect Week, Itamir Viola; a diretora de Afiliadas da TV Globo, Patricia Rego; e o CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Junior.
“O Rocket projeta empresas de tecnologia e inovação e é realizado dentro do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação de Curitiba, que conta com mais de 600 startups e é o único ecossistema do Brasil, fora de São Paulo, a ter startups unicórnios, avaliadas acima de US$ 1 milhão. Isso mostra que somos um ecossistema dinâmico, engajado e pronto para se lançar ao mundo e realizar o sonho de jovens empreendedores”, destacou Paixão.
Em sua sexta edição, o Rocket promoveu desafios aos participantes que auxiliaram na melhora de seus negócios, além de ganharem uma vitrine para se tornarem mais conhecidas e ampliar a possibilidade de interessar investidores.
Considerada a disputa mais intensa entre as seis edições do Rocket, a competição começou em março, com abertura das inscrições; seguidas da escolha das 24 startups classificadas, distribuídas nas quatro órbitas.
Entre 20 de maio e 7 de junho, foram ao ar 15 episódios com as disputas entre as órbitas, em provas dinâmicas e desafiadoras que testaram o potencial empreendedor de cada iniciativa.
O Vale do Pinhão apoiou toda a competição com a expertise de especialistas da Agência Curitiba em mentorias e capacitações voltadas ao mundo dos negócios e da inovação aos participantes; como jurados nas avaliações de cada episódio; além de contribuir com a estrutura física para a realização dos desafios, como o Pinhão Hub.
As finais entre as órbitas foram realizadas nos dias 19 e 20/6, no palco montado dentro do Connect Summit, com a ordem das apresentações definida por uma das participantes, que foi escolhida por voto popular.
A última etapa do Rocket 2024 também foi o lançamento de mais um formato do reality show entre startups, anunciado pelo diretor geral da RPC, Eduardo Boschetti: em outubro, começa uma edição especial, o Rocket Amazônia, coproduzido entre a RPC e a Rede Amazônica, ambas afiliadas regionais da TV Globo. “Imagina nosso frio na barriga de dizer que não acaba hoje e que ainda tem mais este ano, na Amazônia”, disse Boschetti.
O reality vai reunir dez startups em uma grande órbita com temática ESG nas manhãs de sábado da Rede Amazônica, com oito episódios.
Também na tarde desta sexta-feira, o Rocket realizou a final da Maratona Rocket, com a vitória da Equipe Piar. A competição paralela do reality show desafiou universitários a desenvolverem soluções para combater as mudanças climáticas utilizando a inteligência artificial.
Na disputa, eles apresentaram suas ideias para a avaliação dos jurados, em uma dinâmica com duração de 12 horas.