Com a história da criação de um pet shop sustentável, a empreendedora Patrícia Sprada Barbosa venceu a edição 2023 do Prêmio Empreendedora, na categoria Micro e Pequena Empresa. Após conquistar a premiação da Prefeitura e do Vale do Pinhão que reconhece iniciativas femininas nos negócios, ela viu seu negócio decolar. Patrícia fundou a EcoCão Espaço Pet, no […]
Com a história da criação de um pet shop sustentável, a empreendedora Patrícia Sprada Barbosa venceu a edição 2023 do Prêmio Empreendedora, na categoria Micro e Pequena Empresa. Após conquistar a premiação da Prefeitura e do Vale do Pinhão que reconhece iniciativas femininas nos negócios, ela viu seu negócio decolar.
Patrícia fundou a EcoCão Espaço Pet, no Bigorrilho, em 2017, adotando práticas sustentáveis no bem-estar dos cães. A empresa usa e comercializa produtos biodegradáveis, utiliza energia solar e encaminha para reciclagem todos os materiais descartáveis.
“Sempre tive vontade de ajudar o Meio Ambiente, então essa ideia foi perfeita. Consigo fazer tudo de um jeito mais sustentável, sabendo que todos os nossos clientes também estão ajudando o planeta ao virem aqui. O prêmio foi importante em aproximar outras pessoas com o mesmo interesse”, explica a empreendedora de 55 anos.
O Prêmio Empreendedora é realizado pela Prefeitura de Curitiba e pelo Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, e, na edição deste ano, as inscrições ficam abertas até 30 de junho.
Pedagoga de formação, Patrícia começou a empresa depois de passar por sua primeira demissão. Resolveu participar da premiação ao ser incentivada por pessoas próximas. Ela conta que o aprendizado começou já no processo de inscrição, quando começou a ter noção de como o seu negócio poderia crescer.
“Antes do prêmio, eu achava que todas as minhas práticas eram comuns, porque eu sempre fiz dessa maneira. Quando fui me inscrever, e tive que listar tudo o que nós fazíamos aqui, percebi como era inovador. Não tinha ideia que minha empresa poderia tomar essas proporções e o prêmio foi essencial nisso”, relata a empreendedora.
O aprendizado continuou ao longo das etapas da premiação, em que ela pôde conhecer outras empreendedoras da cidade. Para Patrícia, ver mulheres que passavam por desafios semelhantes a ela contribuiu muito no desenvolvimento do EcoCão.
Quando venceu a categoria Micro e Pequena Empresa, a empreendedora viu a quantidade de clientes da empresa decolar, aproximando outras pessoas preocupadas com o meio ambiente.
“O alcance que os negócios ganham com o Prêmio Empreendedora é impressionante. Tive a oportunidade de conhecer pessoas importantes do ramo dos pet shops e, principalmente, ganhei mais clientes. O Empreendedora Curitibana me ajudou em tudo, desde os conhecimentos e a especialização, até a visibilidade de ganhar uma categoria”, define Patrícia.
Além de promover práticas sustentáveis, o EcoCão se destaca pela preocupação com o bem estar dos cães, com máquinas e cuidados especiais que podem ser adaptados a cada indivíduo.
“Eu decidi fazer um pet shop depois de ter experiências ruins ao levar meus cães nesses lugares. Meu objetivo era justamente esse: oferecer o cuidado que eu gostaria que tivessem com os meus pets”, conta.
O Prêmio Empreendedora acontece anualmente e reconhece o talento das mulheres empreendedoras de Curitiba e Região Metropolitana, dentro do Programa Empreendedora Curitibana, gerenciado pela Agência Curitiba.
A iniciativa é dividida em cinco categorias: Microempreendedora Individual (MEI); Microempresa; Pequeno Porte; Médio Porte; e Grande Porte; e está alinhada aos compromisso da Prefeitura com o zelo pela inovação e pelo empreendedorismo na cidade.