Cidade mais inteligente do mundo, Curitiba se torna, de 14 a 23 de junho, o epicentro da inovação com a Connect Week. O movimento vai realizar, em dez dias, 120 eventos voltados a fomentar a inovação e a tecnologia em diversos pontos da capital paranaense, com a estimativa de chegar a 100 mil participantes. Na […]
Cidade mais inteligente do mundo, Curitiba se torna, de 14 a 23 de junho, o epicentro da inovação com a Connect Week. O movimento vai realizar, em dez dias, 120 eventos voltados a fomentar a inovação e a tecnologia em diversos pontos da capital paranaense, com a estimativa de chegar a 100 mil participantes.
Na manhã desta quinta-feira (6/6), o prefeito em exercício, Herivelto Oliveira, recebeu o convite para participar da Connect Week do idealizador da proposta, Itamir Viola, no gabinete do Palácio 29 de Março.
“Curitiba tem muitos eventos de grande porte, realiza o internacional Smart City Expo Curitiba e tem agora o Connect Week, que quer se tornar o maior movimento desse gênero do Brasil. Nestes últimos anos, Curitiba fomentou um ambiente favorável integrando empresas e outras instituições que formam nosso ecossistema de inovação, o Vale do Pinhão, e aproximam a população do que significa inovar no dia a dia”, destacou Oliveira.
Os eventos simultâneos vão reunir 170 palestrantes especialistas de diversas áreas, como nomes reconhecidos da Tecnologia vindas do Vale do Silício (Estado Unidos), como o CEO da Prompt Inversion.Ai, Tanay Wakhare, além de representantes de empresas como Sorridents, Renault e Meta, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles e o filósofo Luiz Felipe Pondé.
Um dos principais segredos do Connect Week, segundo Viola, é a colaboração de todos os atores que percebem a inovação como um diferencial competitivo.
“Este é um megaprojeto construído a muitas mãos, muitos CNPJs, muitas pessoas. A inovação nasce da colaboração e do coletivo. Serão dez dias para debater temas relevantes e atuais, tendo a inovação como espinha dorsal”, destacou Viola.
Com uma programação diversificada que abrange áreas como negócios, tecnologia, empreendedorismo, turismo, ciência, educação, cultura, gastronomia e esporte, o Connect Week 2024 terá grande participação da comunidade acadêmica, incluindo praticamente todas as universidades da região metropolitana de Curitiba.
Entre os eventos do Vale do Pinhão que integram a Connect Week, a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação promove, na segunda-feira (17/6), dois momentos: o matchmaking do projeto Link Vale do Pinhão e Ecossistemas Metropolitanos de Inovação, das 8h30 às 17h30, na Ligga Arena, o maior evento de inovação aberta do Paraná, em parceria com o Sebrae/PR; e o Business Round Vale do Pinhão, happy hour de negócios a partir das 19h, no Hard Rock Café.
De 19 a 21 de junho, serão realizadas as semifinais e a grande final da 6ª edição do Rocket, o reality show de empreendedorismo realizado pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), que tem o apoio do Vale do Pinhão, por meio da Prefeitura e da Agência Curitiba. As disputas serão realizadas durante o Connect Week Summit, no Viasoft Experience.
Entre os temas abordados, a sustentabilidade do meio ambiente terá destaque na edição deste ano do movimento, especialmente por causa da emergência de se discutir a realidade das mudanças climáticas no planeta.
Face às recentes enchentes no Rio Grande do Sul e para debater soluções de resiliência das cidades e de preservação do planeta, a programação do Connect Week terá eventos com palestrantes que atuaram em situações de emergência em cidades gaúchas, Brumadinho (MG) e Mariana (MG).
Outra novidade é a fusão do Viasoft Connect (maior evento de inovação em gestão empresarial do país) com o Connect Week. De 2019 a 2023, o Viasoft Connect somou 80 mil visitantes.
Em 2024, passa a fazer parte da semana de inovação e assume nova nomenclatura – Connect Week Summit -, simbolizando a principal área de feira de negócios e conteúdo do Connect Week.
O encontro no gabinete do prefeito em exercício teve a presença da gestora do Connect Week, Daniela Weber, e do diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss.