A Eva Agricultura foi a grande campeã do Pitch Live Vale do Pinhão 2024. A startup curitibana teve dupla vitória na disputa da final da competição, na noite dessa quinta-feira (16/5), no Hipe Innovation Center (Rebouças): foi a primeira colocada na escolha do júri especializado e na categoria Voto Popular. Nascida com um pé em uma das 170 hortas comunitárias criadas […]
A Eva Agricultura foi a grande campeã do Pitch Live Vale do Pinhão 2024. A startup curitibana teve dupla vitória na disputa da final da competição, na noite dessa quinta-feira (16/5), no Hipe Innovation Center (Rebouças): foi a primeira colocada na escolha do júri especializado e na categoria Voto Popular.
Nascida com um pé em uma das 170 hortas comunitárias criadas pela Prefeitura de Curitiba e outro dentro da Universidades Federal do Paraná (UFPR), a startup tem como negócio as hortas inteligentes, que auxiliam as pessoas a produzirem seus próprios alimentos orgânicos mesmo em pequenos espaços e ambientes fechados.
“Curitiba é uma cidade que incentiva a Agricultura Urbana e nascemos dentro de uma horta comunitária. Percebemos que 87% das pessoas da Classe A gostam de cultivar plantas, mas sete entre dez não plantam por falta de espaço. Assim, surgiu a ideia de ofertar produtos como a Eva Baby, uma mini horta que tem tecnologia de iluminação artificial para quando o ambiente não tem iluminação solar suficiente”, contou o fundador da Eva Agricultura, Lorenzo Mesadri.
De Maringá, a startup Jiantan, que atua na redução da pegada de gás carbônico, ficou com o 2º lugar na avaliação do júri e a E.feito Social, plataforma criada em Curitiba e que acelera a captação de recursos para projetos do terceiro setor, foi a 3ª colocada.
Também disputaram a final: Miggo Marketing; Resitrack; Tico e Tica Sensory; Soul Brasil Esportes; Ingee; Zeno e StickIn, vencedoras da etapa eliminatória, disputada por 20 empresas.
“Parabéns a todas as startups que chegaram até aqui e tiveram um desenvolvimento muito grande em seus pitches. Todas empresas precisam saber comunicar e isso é um exercício diário, de treino. Comunicar bem é uma das habilidades mais necessárias para quem gera trabalho a partir das próprias competências, que empreende, como vocês”, destacou o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.
Realizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e alinhado ao compromisso da Prefeitura com o zelo pela inovação, o Pitch Live Vale do Pinhão está em sua 5ª edição, identificando, reconhecendo e premiando startups com alto potencial de transformação.
A escolha do tema do Pitch Live Vale do Pinhão para este ano – Cidades inteligentes para as pessoas – foi em consonância com outro importante evento sediado na capital paranaense, o Smart City Curitiba Expo 2024, que reuniu 16,8 mil pessoas em março. Atender ao tema foi um dos critérios de avaliação do júri especializado na avaliação dos finalistas.
A startup vencedora do Pitch Live Vale do Pinhão 2024 ganhou, entre os prêmios, seis meses de residência no Pinhão Hub (duas posições, em ocupação flexível); um curso da Escola Transformatória e 14h de mentorias com os especialistas da banca de jurados.
Com votação online, a categoria Voto Popular contou com 7,5 mil votos e foi vencida também pela Eva Agricultura (com 1.091votos), seguida da E.feito Social (949 votos) e da Jiantan (763 votos).
A votação online para escolher a startup mais popular entre os finalistas rendeu pontos extras na pontuação final. A mais bem votada já começa a final com 15 pontos extras; a segunda mais votada, 10; a terceira, 5 pontos.
Mesmo as startups que não chegaram à final ganharam ao participar do Pitch Live: todas receberam um relatório sobre seu desempenho na competição.
Assim, poderão se aperfeiçoar em futuras oportunidades de apresentar seu negócio, seja em competições, seja em busca de um investidor. Além disso, têm a possibilidade de estreitar contatos com os jurados de todas as etapas para negócios futuros.
O Pitch Live Vale do Pinhão 2024 é uma grande vitrine para as empresas mostrarem seus negócios a potenciais investidores, por meio de uma disputa com avaliações técnicas que consideram dimensões como: empresa, equipe, produto e mercado, além de quesitos como potencial transformador, com análise de impacto na Economia, Sociedade e Meio Ambiente.
Desde sua primeira edição, em 2020 (durante a pandemia), mais de 200 startups de diferentes estados já participaram do evento.