O Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba, abre inscrições para o Mutirão MEI, que este ano cresceu e se espalhou pela cidade. Em vez de um dia de ofertas de serviços e orientações aos empreendedores, serão cinco dias de evento, em diferentes cantos da cidade. Quatro das cinco edições do Mutirão MEI serão nas terças-feiras […]
O Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba, abre inscrições para o Mutirão MEI, que este ano cresceu e se espalhou pela cidade. Em vez de um dia de ofertas de serviços e orientações aos empreendedores, serão cinco dias de evento, em diferentes cantos da cidade.
Quatro das cinco edições do Mutirão MEI serão nas terças-feiras de maio, nos ginásios das Ruas da Cidadania, das 9h às 17h. A quinta edição será em 23/5 (quinta-feira), no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba, também das 9h às 17h.
“O Mutirão MEI reúne em um único lugar uma série de serviços e atendimentos para auxiliar quem empreende na capital curitibana”, explica o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela página do evento no site da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e pelo Guia Curitiba.
O evento é destinado a quem já tem um micro ou pequeno negócio (formalizado ou não) e quem quer começar seu próprio empreendimento e quer saber como.
A cada dia, serão ofertados vários serviços para quem precisa de uma forcinha para alavancar seu negócio próprio, como tira-dúvidas, consultorias, prestação de serviços, capacitações e encontros de negócios entre os participantes.
Durante o Mutirão, equipes dos Espaços Empreendedor e do Sebrae-PR vão ofertar serviços como:
* Para abertura do MEI é necessário apresentar, no dia do Mutirão, documentos pessoais e a capa do carnê do IPTU onde será aberto o negócio. Para a DASN, é necessário apresentar as informações do faturamento anual da empresa referente a 2023.
Nos cinco dias do Mutirão MEI também poderão participar, gratuitamente, da oficina “Escola também Compra – MEI – Saiba como conquistar esse cliente”, às 10h.
As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo site do Mutirão MEI.
É a oportunidade de prestadores de serviços e de produtos terem a Prefeitura de Curitiba como cliente, nas 422 unidades de ensino municipais (186 escolas e 236 Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs).
Isso porque as unidades de ensino de Curitiba têm autonomia para solicitar e remunerar serviços e produtos de rotina utilizando os recursos do Fundo Rotativo da Secretaria Municipal da Educação (SME), sem burocracia.
“Muitas escolas não conseguem encontrar um serviço que precisam. E muitos MEIs que fazem serviços gerais, pequenos consertos ou vendem produtos de papelaria, almoxarifado, informática, entre outros não sabem que podem oferecer seu trabalho para escolas e CMEIs da cidade. Queremos unir essas duas pontas”, explica a coordenadora do Programa Curitiba Empreendedora, Letícia Justus.
ÀS 14h dos cinco dias de Mutirão MEI será realizado um Encontro de Negócios, que promove a troca de conhecimentos e amplia o networking dos microempreendedores individuais.
O objetivo é que os participantes troquem informações sobre seus negócios entre si, em um ambiente favorável a gerar oportunidades de negócios, encontrar novos clientes e fornecedores de produtos e serviços. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, antecipadamente, pelo site do evento.
O Mutirão MEI é uma das ações do Vale do Pinhão, realizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, dentro do Programa Curitiba Empreendedora, e pelo Sebrae-PR, alinhado ao compromisso da Prefeitura com o zelo pela inovação e empreendedorismo na cidade.