156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Eventos

Eventos

Mulheres comandam noite de inovação e empreendedorismo no Pinhão Hub de Curitiba

O Vale do Pinhão promoveu, na noite desta terça-feira (26/3), o Pinhão Digital – Especial Mulheres, que exaltou a contribuição feminina no empreendedorismo, na inovação e no desenvolvimento de Curitiba. O público ouviu a história de quatro mulheres que entenderam como usar a tecnologia e o mercado digital e a enfrentar desafios para se destacar […]

compartilhe
Mulheres plurais fazem noite de inovação e empreendedorismo no Pinhão Hub. Foto: Divulgação

O Vale do Pinhão promoveu, na noite desta terça-feira (26/3), o Pinhão Digital – Especial Mulheres, que exaltou a contribuição feminina no empreendedorismo, na inovação e no desenvolvimento de Curitiba. O público ouviu a história de quatro mulheres que entenderam como usar a tecnologia e o mercado digital e a enfrentar desafios para se destacar em suas carreiras no empreendedorismo e na gestão pública.

A primeira edição de 2024 do encontro mensal do ecossistema de inovação curitibano manteve a tradição de homenagear as mulheres, com presentes: abriu mão do palco intimista do Teatro Paiol para ser realizada no auditório do recém-inaugurado Pinhão Hub, novo centro de inovação da cidade, e também teve o lançamento de uma nova edição do Prêmio Empreendedora Curitibana.

“Nesta semana que fecha março, mês das mulheres, e em que são comemorados os 331 anos de Curitiba, estamos muito felizes em ter essa noite especial delas e quisemos compartilhar com vocês o presente que Curitiba ganhou, este Pinhão Hub, inaugurado pelo prefeito Rafael Greca e pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel”, destacou o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário extraordinário de Inteligência Artificial, Dario Paixão.

Empatia ao cidadão

Promovido pelo ecossistema de inovação curitibano, o Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o Paiol Digital – chamado neste mês de março de Pinhão Digital – adota o formato de palestras rápidas (pitches) com nomes relevantes do empreendedorismo, da inovação e de tecnologias.

A noite foi aberta com a apresentação da solista Carina Osisnki, com músicas para violoncelo. Com mediação da head do GazzConecta, Milena Prado, a noite começou com a apresentação da administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion, que falou sobre seu trabalho no atendimento à população da região central da cidade.

“A regional, muitas vezes, é o primeiro contato da população com a Prefeitura e temos como missão ter a empatia da escuta para atender o cidadão”, disse Rafaela. Ela lembrou que as administrações regionais mostram a Curitiba inteligente já nos anos 1990, com a criação das Ruas da Cidadania, na primeira gestão do prefeito Greca, facilitando a vida do cidadão.

Inspiração digital

Já a finalista do Prêmio Empreendedora Curitiba 2023 na categoria Micro e Pequena Empresa e especialista em desenvolvimento de carreira digital Camila Tucunduva contou como criou seu negócio digital e inspirou a plateia a fazer o mesmo.

Com 20 anos de experiência como professora de inglês, em 2016 decidiu usar seu conhecimento na docência para extrapolar a sala de aula, levando os ensinamentos e treinamentos para uma plataforma digital.

Atualmente, está abrindo sua terceira empresa, conta com 17 colaboradores e tem alunos em 17 países, em cursos de idiomas, de disciplinas escolares e de formação profissional e as consultorias, para que mais pessoas passem a ensinar seus conhecimentos via internet. “Entendi que só é possível começar pequeno, mas que é possível extrapolar o crescimento para além do seu bairro”, contou.

Acolhimento

A anestesiologista Raquel Casado de Oliveira concilia a Medicina, a maternidade e o empreendedorismo, como franqueada de duas operações de uma empresa de sapatos e bolsas em Santa Catarina.

“Para falar de pluralidade feminina para outras mulheres plurais, vou falar de acolhimento. Ter tantas tarefas trouxeram a fadiga: 75% das mulheres apontam algum sinal de burnout. Então, precisamos aprender a olhar para solução em vez de olhar para o problema e saber, sem culpa, que não é possível dar conta de tudo”, disse.

Tecnologia e consórcio

A CEO da Ademicon, Tatiana Schuchovsky Reichmann, contou como começou seu negócio com cinco colaboradores. Hoje, são mais de 5 mil, em 189 lojas licenciadas em todo o Brasil.

“Fui vivendo todas as áreas da empresa, entendendo o que é ofertar o consórcio e criando uma relação de amor com a empresa. Tenho dois filhos homens e brinco que a empresa é minha filha mulher”, disse.

A tecnologia digital, lembrou, foi essencial para que a Ademicom seguisse em crescimento com as mudanças do mercado: 2020, a empresa curitibana ingressou no Vale do Pinhão como beneficiada pelo Programa Tecnoparque para criar novos produtos. “Crescemos de quatro colaboradores de Tecnologia da Informação para 60 e somos a maior empresa do Brasil em consórcio independente”.

Prêmio Empreendedora Curitibana 2024

Durante o Pinhão Digital – Paiol das Mulheres, a Agência Curitiba lançou uma nova edição do Prêmio Empreendedora Curitibana, que reconhece o trabalho de mulheres à frente do próprio negócio em Curitiba e na Região Metropolitana.

As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (15/4) e vão até 26 de junho, pelo site do Programa Empreendedora Curitibana. Este ano, as cinco categorias são: Microempreendedora Individual (MEI); Microempresa (ME); Empresa de Pequeno Porte (EPP); Empresa de Médio Porte; Empresa de Grande Porte.

NOTÍCIAS RELACIONADAS