156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Programas em ação

Programas em ação

20 startups disputam vaga na final do Pitch Live Vale do Pinhão em Curitiba

Começa nesta quinta-feira (25/4) a fase eliminatória do Pitch Live Vale do Pinhão 2024, competição entre startups anual promovida pela Prefeitura e pelo ecossistema de inovação curitibano. A competição é uma grande vitrine para as jovens empresas inovadoras no Brasil serem vistas por investidores e novos negócios. Estão na disputa 20 startups selecionadas entre as […]

compartilhe
Vale do Pinhão define os 12 startups finalistas do Pitch Live 2023. Foto: Divulgação

Começa nesta quinta-feira (25/4) a fase eliminatória do Pitch Live Vale do Pinhão 2024, competição entre startups anual promovida pela Prefeitura e pelo ecossistema de inovação curitibano. A competição é uma grande vitrine para as jovens empresas inovadoras no Brasil serem vistas por investidores e novos negócios.

Estão na disputa 20 startups selecionadas entre as inscritas e que, a partir das 18h30 desta quinta e sexta-feira (25 e 26/4), fazem seus pitches (apresentações rápidas sobre o negócio) a um júri especializado, em duas Trips (eliminatórias) no Pinhão Hub (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732). O evento é aberto às torcidas dos participantes, com transmissão ao público pelo YouTube do Vale do Pinhão.

Concorrem ao Pitch Live Vale do Pinhão 2024 as startups Acitec, Avaliando Brasil, Clubmed, E.feito Social, Eva Agricultura, Impacto+, Jiantan, Link Café, Miggo Marketing, Rarm, Resistrack, Sei de Cor, Ingee, Soul Brasil Esportes, StickIn, Tico e Tica Sensory, Yuppins e Zeno. De cada Trip, serão classificadas dez startups para a grande final, em 16 de maio, na Hype Innovation Center. A divulgação dos finalistas será no Paiol Digital de abril (30/4).

“Recebemos inscrições de startups com projetos importantes no contexto das cidades inteligentes, que contribuem para a construção de um futuro melhor para todos”, conta o coordenador técnico de Ambientes de Inovação da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Marlon Alves Cardoso.

Cidades inteligentes

A escolha do tema para este ano – Cidades inteligentes para as pessoas – foi em consonância com outro importante evento sediado na capital paranaense, o Smart City Curitiba Expo 2024, que reuniu 16,8 mil pessoas em março.

Realizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e alinhado ao compromisso da Prefeitura com o zelo pela inovação, o Pitch Live Vale do Pinhão está em sua 5ª edição, identificando, reconhecendo e premiando startups com alto potencial de transformação.

O evento incentiva startups brasileiras com até dez anos de fundação e que propõem soluções inovadoras em produtos ou processos para as cidades inteligentes, especialmente nos setores cidades inteligentes, economia circular e ESG.

Desde sua primeira edição, em 2020 (durante a pandemia), mais de 200 startups já participaram do evento, de diferentes estados.

Formato da disputa

O Pitch Live 2024 é uma disputa com avaliações técnicas que consideram dimensões como: empresa, equipe, produto e mercado, além de quesitos como potencial transformador, com análise de impacto na Economia, Sociedade e Meio Ambiente.

A competição começou em março, na inscrição, em que os interessados enviaram um primeiro pitch (apresentação rápida, em 2 minutos, do negócio) em vídeo e em documento e preencheram um formulário. A partir desse mini dossiê, a Comissão de Avaliação ranqueia os inscritos.

Nas duas Trips eliminatórias desta quinta e sexta-feira, as startups classificadas apresentam seus pitches de até 3 minutos para uma banca avaliadora.

Voto popular e final

No dia 30 de abril, quando serão conhecidos os finalistas, também inicia a disputa da categoria “Voto Popular”, que vai contar pontos para a fase final. O público vai poder votar em suas três iniciativas pelo site do evento.

A escolha da startup campeã do Pitch Live Vale do Pinhão 2024 será feita no dia 16 de maio, no Hipe Innovation Center, em que os concorrentes apresentam novamente seus pitches à banca avaliadora.

Conheça as startups selecionadas:

Trip 1 – 25/4 (quinta-feira), a partir das 18h30

Transmissão online pelo YouTube do Vale do Pinhão, neste link

  • Acitec – Emite Certificados de Origem utilizando Inteligência Artificial.
  • Avaliando Brasil – Oferece metodologia para captação dos dados nas pesquisas sobre o serviço público.
  • Clubmed – Plataforma de acesso a serviços e profissionais de Saúde.
  • E.feito Social – Plataforma que conecta pessoas com projetos (sociais, culturais, esportivos) de todo Brasil.
  • Eva Agricultura – Ajuda os moradores da cidade a produzirem alimentos orgânicos com hortas inteligentes.
  • I9+ Baterias – Oferta acesso democrático a energias renováveis.
  • Impacto+ – Framework que refina a estratégia ESG e demonstra o nível de maturidade dos municípios.
  • Jiantan – Remunera produtores rurais pelo serviço ambiental prestado por áreas de mata nativa com bônus de remoção de carbono.
  • Link Café – Hub de conexões e negócios que liga a história da cidade com pessoas e soluções de mercado.
  • Miggo Marketing – Ajuda pequenos negócios a economizarem tempo e dinheiro em sua divulgação para clientes.

Trip 2 – 26/4 (sexta-feira), a partir das 18h30

Transmissão online pelo YouTube do Vale do Pinhão, neste link

  • Nanotrato – Solução autolimpante de monumentos e praças com a água da chuva.
  • Rarm – Plataforma contábil que utiliza tecnologia com inteligência tributária e financeira para empresas.
  • Resistrack – Plataforma que oferece facilidade na gestão de resíduos, integrando sistemas governamentais e gerando indicadores de comprovação de ESG.
  • Sei de Cor – Plataforma de inteligência corporativa que usa gameficação na hospedagem e distribuição de treinamentos, agilizando a comunicação interna.
  • Ingee – Oferece solução para automatização do cálculo e gestão de emissões de gases de efeito estufa por instituições inventariantes.
  • Soul Brasil Esportes – Plataforma que conecta atletas e facilita o acesso a oportunidades de patrocínio e Educação, construindo uma comunidade esportiva vibrante e sustentável.
  • StickIn – Utiliza gamificação para engajar as pessoas a participar de ações de ESG e Economia Circular.
  • Tico e Tica Sensory – Realiza a inclusão de mulheres-mães atípicas nos processos produtivos, criando produtos que melhoram a qualidade de vida de todo núcleo familiar que convive com o usuário.
  • Yuppins – Plataforma imobiliária que utiliza geolocalização para a a localização de imóveis.
  • Zeno – Startup jurídica que presta serviços para advogados de todo país, conectando-os a clientes.

Banca Avaliadora

Os concorrentes do Pitch Live Vale do Pinhão 2024 conta com uma banca avaliadora especializada formada por: o diretor de Sistemas e Inovação do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Alexandre Gedanken; a assessora Técnica de Transformação Digital e Inovação da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Carla Flores; o Gestor de Incentivos Fiscais na Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cassius Busemeyer; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Positivo, Danielle Denes; o diretor da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), Diniz Fiori; o presidente da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações do Paraná (Sucesu-PR), Fernando Misato; a coordenadora de Inovação no ICI, Francielle Vieira Saviski; o vice-presidente e CFO do Grupo Ademicon, Guilherme Carrasco; o Founder da Escola Transformatória, Heverson Barbosa; o presidente do Instituto Legado, James Marins; o consultor especialista em Vendas e representante da Userway no Brasil, Joaquim Oliveira; a presidente da Assespro-PR, Josefina Gonzalez; o diretor vice-presidente de Eventos da Assespro-PR, Juliano Santos; o co-founder da Impactability Consultoria e Soluções, Leo Tostes; o coordenador do Pinhão Hub, Marcello Santos; a co-founder da Start Growth, Mari Pertile; o CTO do Grupo Ademicon, Rafael Assis; o coordenador Estadual de Startup e TI do Sebrae-PR, Rafael Tortato; o founder da Academic Ventures e ex-reitor da UFPR, Zaki Akel.

NOTÍCIAS RELACIONADAS